No dia 23/06/2021 a residente Cyndy Souza apresentou Dona Ivone Lara, enfermeira, assistente social, cantora, compositora e instrumentista.
A residente apresentou uma breve história do samba e após essa apresentação adentrou na personalidade negra escolhida, enfatizando sua vida pessoal e profissional em diversos momentos, de Enfermeira e assistente social até a dedicação exclusiva a música.
Como enfermeira e assistente social o destaque foi para o seu trabalho voltado para saúde mental e como cantora, compositora e instrumentista, o destaque foi suas composições, seus álbuns e seus prêmios que fizeram dela a Dama do Samba.
Em sua aula abordou questões gerais como: as raízes do samba, salientando a influência das religiões de matriz africana e afro-brasileira, a lei da vadiagem que criminalizava o Samba e o papel da mulher na sociedade e na música.
E se tratando de uma aula para alunos domiciliados no Acre, foi exibido alguns grupos e projetos acreanos que trabalham o samba, tais como: Moças do Samba, Chorinho no Cinema, Show Sonho Meu Sonho Nosso e Samba Popular Livre.
E como frase de finalizacão temos a música dos compositores João Nogueira e Paulo César Pinheiro "O nome a obra imortaliza", destacando o nome de Dona Ivone Lara eternizado por suas diversas obras.
Comments