top of page

PROJETO DE RECONHECIMENTO ESCOLAR DO COLÉGIO HENRIQUE LIMA

PIBID NÚCLEO 3

A construção da escola foi reivindicação dos moradores da Colônia Dr. Flávio Batista, integrante do Seringal Empresa, posteriormente Bairro Calafate, tendo em vista o grande número de crianças em idade escolar. Os moradores conseguiram junto ao proprietário do Seringal Empresa, Sr. Francisco Alves de Oliveira, a doação do imóvel onde foi construída a edificação inicial da escola. Em 1956 a propriedade a Escola passou a ser responsabilidade do governo do Estado do Acre e no ano seguinte foi inaugurada.

O nome da escola é em homenagem a Henrique Julião de Lima, primeiro senhor de engenho do Acre e por conta da posição ocupada ficou muito famoso na região; nasceu em Paus de Ferro, Rio Grande do Norte em 1873 e veio para o Acre em 1898 em busca do “ouro branco” – como muitos nordestinos, faleceu um 1º de outubro de 1949 e está sepultado no Cemitério Novo Vista, Quixadá, na cidade de Rio Branco, Estado do Acre.


Visita dos residentes na escola Henrique Lima;


PRECEPTOR:

Prof. Francisco Gomes da Rocha

EQUIPE:

Adrian Araújo Coelho

Cássia Iasmin Marinho

Cyndy Nathana Melo de Souza

José Luiz Magalhães Freire

Marcelo Freire Rocha

Marcos Vinicius Souza de Carvalho

Nicole Albuquerque da Silva

Paulo Alves de Azevedo

Syndley Jorrany Conceição de Oliveira

Wesley Ramos de Moura


O presente texto foi pensado a partir da residência pedagógica do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (UFAC), como parte do trabalho na Escola Henrique Lima.



Devido a pandemia da Covid-19 a maioria das atividades foram pelo Google Meet;


Atuação dos residentes da escola Henrique Lima;

Seminário Afrocientista;




Oficina de Caricatura;




Oficina de Fotografia;


O presente texto foi pensado a partir da residência pedagógica do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (UFAC), como parte do trabalho na Raimundo Gomes de Oliveira.


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima está localizada na Travessa Luiz Pereira, nº 106- Bairro Calafate no Município de Rio Branco – Ac. A fundação ocorreu através do decreto nº 44 de 13 agosto de 1957, na gestão do então governador Valério Caldas de Magalhães. É uma instituição criada e mantida pelo Poder Público Estadual e atualmente atende a clientela do Bairro Calafate e adjacências: Waldemar Maciel, Laélia Alcântara, Ilson Ribeiro, São Miguel, Portal da Amazônia, Aroeira, Jequitibá, Loteamento Nova Morada e Luiz Israel Lira, Conjuntos: Village, Tiradentes, Novo Calafate e Polo Agroflorestal Geraldo Mesquita.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


Entre em contato para receber mais informações

Obrigado por enviar!

endereço

Endereço da Academia:

Rodovia BR 364, Km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC, 69920-900

rEDES
SOCIAIS

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

© 2021 por Residência pedagógica de História. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page