O curso de Licenciatura em Historia a Universidade Federal do Acre, através das professoras Marina Silva e Vanessa Generoso têm discutido de forma impar com os discentes da disciplina de estagio um curriculo voltado para a realidade educacional do Estado do Acre.
Na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino de Historia VI, a professora Marina inovou, apresentando aos discentes a proposta de sequências didáticas situadas de(s)coloniais. Nesse sentido, para que as/os discentes desenvolvessem a proposta, a bibliografia apresentada pela professora foi composta de diversos textos na perspectiva de uma historia local situada.
O primeiro texto discutido foi a dissertação de mestrado da professora Carla Moura, tendo como pano de fundo um ensino de historia situado, decolinial e inteseccional. Em "Com que bases se faz uma base? discutiu-se conhecimentos em a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)". Lélia Gonzalez com Racismo e sexismo na cultura brasileira e Paulo Freire em Pedagogia da Esperança se fizeram presentes na discussão; Obviamente que o Currículo de Referência Único do Acre permeou as discussões para a construção das sequencias didaticas.
O resultado!
dia 1º de julho as professoras Marina e Vanessa apresentarão o resultado às escolas da rede estadual, conforme convite.
Comments